Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!


Convidados

Convidados Nacionais

Adriana Carla Rodrigues Mendes - Agencia Estadual de Vigilancia Sanitária da Paraíba - PB

Adriana Carla Rodrigues Mendes

Possui Graduação (1997) e Mestrado (2003) em Odontologia pela UFPB. Foi Professora Assistente Mestre da disciplina de Saúde Coletiva do Curso de Odontologia da UFPB (2005 a 2007). Desde 2007, exerce o cargo efetivo de inspetora sanitária na Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba.
Alessandro De Souza Melo - Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres/SES-MG - MG

Alessandro De Souza Melo

Graduado em Farmácia pela EMESCAM, especialista em Saúde Coletiva pela UFES, desde 2018 é servidor da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, respondendo desde 2018 pela Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres.
Alex Gomes da Motta - Conselheiro do CNS, Representando o Presidente do Conselho Nacional de Saúde - RJ

Alex Gomes da Motta

Conselheiro Nacional de Saúde Coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde - CIVS/CNS Coordenador da Pastoral da Saúde Nacional-CNBB Pós Graduado em Capelania Hospitalar
Alex Sander Duarte da Matta - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - DF

Alex Sander Duarte da Matta

Alex Sander Duarte da Matta, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lotado na Coordenação de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e atual coordenador da área subordinada a Assessoria do SNVS.
Alzira Nascimento Guerra - Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro - RJ

Alzira Nascimento Guerra

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Vigilância Sanitária pela FIOCRUZ. Atualmente Nutricionista do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do RJ - IVISA RIO, com atuação em Análise Pericial de Rotulagem de Alimentos.
Ana Carolina Navarrete Munhoz Fernandes da Cunha - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC - SP

Ana Carolina Navarrete Munhoz Fernandes da Cunha

Advogada e Cientista Social, Mestra em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Conselheira Nacional de Saúde (triênio 2022-2025) e Coordenadora do Programa de Saúde do Idec.
Ana Figueiredo - GTVISA - SP

Ana Figueiredo

Médica sanitarista, gestora em saúde pública, professora de disciplinas da saúde pública em cursos de graduação e pós graduação, mestre em medicina preventiva, doutora em política de saúde, atualmente aposentada exercendo a prática da escrita literária. Membro do GTVISA ABRASCO desde sua fundação em 2001.
Ana Maria Caldeira Oliveira - SMS BH/GTVISA - MG

Ana Maria Caldeira Oliveira

Odontóloga (UFMG). Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica (UNAERP). Especialista em Direito Sanitário (ESP/MG). Mestre e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP. Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Fiocruz-Minas. Servidora da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte.
Ana Paula Bortoletto Martins - Universidade de São Paulo/USP - SP

Ana Paula Bortoletto Martins

É nutricionista e doutora em nutrição em saúde pública. Atualmente é professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, pesquisadora científica do NUPENS/USP e da Cátedra Josué de Castro da USP.
André Godoy Ramos - Diretoria de Vigilância Sanitária/Subsercretaria de Vigilância à Saúde/Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal - DF

André Godoy Ramos

Nutrição (UnB), Mestre em Alimentos UNICAMP, sanitarista - Saúde Coletiva (UnB), especialista em Direito Sanitário - FIOCRUZ e Gestão de VISA pelo instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. 30 anos de Vigilância Sanitária federal e distrital, atualmente Diretor da Vigilância Sanitária do DF.
Augusto Kluczkovski Junior - Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus - AM

Augusto Kluczkovski Junior

Fiscal de Vigilância Sanitária na FVS-AM e VISA Manaus há 17 anos. Dr. em Ciência de Alimentos, pesquisador em Tecnologia e toxicologia de alimentos e Coordenados Nacional de Amostragem do PARA/ANVISA
Berenice de Freitas Beré de Freitas Diniz - Instituto René Rachou/Fiocruz Minas e SMS Betim - MG

Berenice de Freitas Beré de Freitas Diniz

Pós-doutoranda grupo de pesquisa Saúde Educação e Cidadania Fiocruz Minas Doutora Saúde Coletiva Fiocruz Minas Mestre em Ciências da Saúde/Fiocruz Graduada em Ciência da Informação Especialista em Saúde Pública; Comunicação e Saúde; Gestão Saúde e Políticas Públicas. Servidora de Betim licenciada.
Bianca Ramos Marins Silva - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ GT-VISA-Abrasco - RJ

Bianca Ramos Marins Silva

Biomédica. Especialista em Ciência dos Medicamentos e Alimentos pela UFF. Mestrado e Doutorado em Vigilância Sanitária pelo INCQS/FIOCRUZ. Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Blenda Leite Saturnino Pereira - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/CONASEMS - DF

Blenda Leite Saturnino Pereira

Assessora técnica em Economia da Saúde do CONASEMS. Membro da COFIN/CNS. Doutoranda em Saúde Pública pela - FSP/USP, Mestrado em Saúde Coletiva pela UNB. Especialização em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde - Faculdade de Medicina da UFMG
Bruno Guimarães - Ministério da Saúde - BA
Bruno Lopes Zanetta - Hospital Alemão Oswaldo Cruz - SP

Bruno Lopes Zanetta

Especialista em economia e gestão da saúde (USP), atua desde 2015 com políticas públicas de saúde, com experiência na SMS/SP e nos projetos Proadi-SUS no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Interesse por gestão pública, articulação interfederativa e soluções para problemas complexos na governança do SUS.
Bruno Naundorf - Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul - RS

Bruno Naundorf

Mestre em Ensino na Saúde (UFRGS), Especialista em Direito do Estado (UFRGS) e em Direito Sanitário pela UniSinos. Servidor da SES/RS, onde Exerceu a Coordenação da Assessoria Jurídica mais de 10 anos. Atualmente, é Diretor da Auditoria do SUS. É membro da Câmara Técnica de Direito Sanitário do CONASS.
CarinaKinderman - Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina - SC

CarinaKinderman

Enfermeira, especialista em Saúde Coletiva e da Família e Enfermagem em Emergências.Coordenadora da Divisão de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde na Diretoria de VISA de SC.Contribuição no artigo: Avaliação do risco potencial:da teoria à prática em Vigilância Sanitária-Revista VISA em Debate
Carlos Alberto Dias Pinto - Superintendência de Vigilância Sanitaria - SVS/SES-RJ - RJ

Carlos Alberto Dias Pinto

Enfermeiro formado pela UFF, Mestre em Saúde Pública e Especialista em Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Atua como Gerente de Projetos Institucionais da Superintendência de Vigilância Sanitária-SES/RJ e é membro dos GTT de Hemoterapia e de Serviços de Saúde, pelo CONASS.
Celia Maria Cappelletti Goncalves Loch - GTVISA - SP

Celia Maria Cappelletti Goncalves Loch

Célia M. C. Gonçalves Loch, psicóloga PUC-SP; psicoterapeuta; especializações - Psicologia Clínica, Saúde Pública (USP), Gestão em Saúde (UNISANTOS); atuação em Saúde Pública - Saúde do Trabalhador (CEREST-Santos) e Vigilância Sanitária (Grupo Estadual Baixada Santista, atualmente aposentada.
Clarice Alegre Petramale
Claudia Cristina Santiago Gomes - ANVISA/GTVISA - MG

Claudia Cristina Santiago Gomes

Psicóloga, mestre em saúde Coletiva/concentração Vigilância sanitária. Especialista em regulação na Anvisa com atuação em desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, coordenação do SNVS, Vigipós e Visa em serviços de saúde. Membro do GT Visa/Abrasco e comissão científica do 9ª Simbravisa.
Claudia Pereira Galhardi - IESC/UFRJ - RJ

Claudia Pereira Galhardi

Pesquisadora da Rede de Pesquisa CAPES-EPIDEMIAS (UFRJ) Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC).Pós- doutora na Fundação Oswaldo Cruz) Doutora em Comunicação Audiovisual da Universidade de Salamanca (USAL).
Claudio Maierovitch Pessanha Henriques - Fundação Oswaldo Cruz Brasília e Associação Brasileira de Saúde Coletiva ABRASCO - DF

Claudio Maierovitch Pessanha Henriques

Médico sanitarista, mestre em medicina preventiva, foi secretário de saúde de Santos, presidente da Anvisa, diretor de incorporação de tecnologias e de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, gestor federal aposentado, sanitarista da Fiocruz Brasília.
Cláudia de Oliveira Britto Pilau - Secretaria Estadual da Saúde RS - RS

Cláudia de Oliveira Britto Pilau

Enfermeira Advogada e esp. em Direito Sanitário Coord. NUREVS 9ª CRS Membro da Comissão de Elaboração e Revisão do MPAS RS e do GT PAS RS Docente dos Cursos de Capacitação em PAS da SES/RS Vice-presidente e membro da Junta de Julgamento de Recursos em Processos Administrativos Sanitário SES RS
Cleria Maria Moreno Giraldelo - Secretaria Municipal de Saúde de Campinas - SP

Cleria Maria Moreno Giraldelo

Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal de Campinas – SP. Especialista em Vigilância Sanitária, Hospital Sírio Libanês-SP. Mestre em Farmacologia, Fac. Ciências Médicas, UNICAMP. Graduada em Farmácia-Bioquímica, Especialidade Fármacos e Medicamentos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas -UNESP.
Daniel Marques Mota - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - DF

Daniel Marques Mota

Farmacêutico. Mestre em Economia da Saúde pela Universidade Pompeu Fabra - Espanha. Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, com atuação na vigilância pós-comercialização de produtos sujeitos à vigilância sanitária na Anvisa.
Daniel Roberto Coradi de Freitas - SVSA/MS - DF

Daniel Roberto Coradi de Freitas

Biólogo, virologista, epidemiologista, servidor público da ANVISA e atualmente é Coordenador-Geral do Centro de Informações estratégicas de vigilância em saúde
Danila Augusta Accioly Varella Barca - Hospital Alemão Oswaldo Cruz - RN

Danila Augusta Accioly Varella Barca

Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Administração e graduada em Estatística pela UFRN. No SUS desenvolveu atividades nas 3 instâncias. Foi Consultora técnica da OPAS na área de Vigilância Sanitária. Atualmente é consultora do HAOC nos projetos de parceria com a Anvisa no PROADI-SUS.
Danilo Fernandes Costa - UFPB - PB

Danilo Fernandes Costa

Professor do Departamento de promoção da saúde do CCM-Ufpb. Doutor em ciências pela Faculdade de medicina da USP. Médico formado pela Universidade Federal Fluminense com residência no DPMS-FCM-UNICAMP em 1982-1983 atuando desde então na Vigilância a Saúde nas áreas de trabalho e ambiente
Danitza Buvinich - ANVISA/GTVISA - DF

Danitza Buvinich

Doutora em Administração Pública e Governo pela Universidade Complutense de Madri, Mestre pela mesma Universidade, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Servidora efetiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2005.
Debora Raymundo Melecchi - Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf)/Conselho Nacional de Saúde (CNS) - RS

Debora Raymundo Melecchi

Farmacêutica formada pela Ufrgs (1998/01). 2ª Vice Presidenta da Fenafar. Diretora Pasta Saúde e Segurança no TrabalhoCTB. Conselheira Nacional de Saúde (CNS). Coordenadora Geral da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica/CNS.
Dora Valéria Bocchi Barlem - Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul - RS

Dora Valéria Bocchi Barlem

Especialista em Saúde SES/RS, advogada, especialista em Direito Sanitário, Chefe da Seção de Produtos e Chefe Substituta da VISA/CEVS/SES /RS, Presidente da JJRPAS/RS, Membro do Subcomitê REDESIM/RS, Conselheira do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor/RS, Coordenadora do GT PAS da SES/RS
Ediná Alves Costa - ISC-UFBA/GTVISA - BA

Ediná Alves Costa

Doutora em Saúde Pública; professora aposentada em atividade na pós-graduação e pesquisa, política de saúde e vigilância sanitária; participa do Observatório de Análise Política em Saúde (ISC/UFBA), eixo Medicamento, A. Farmacêutica, Sangue e Vigilância Sanitária e integra o GTVISA/Abrasco.
Edmilson Silva Diniz Filho - Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária - MA

Edmilson Silva Diniz Filho

Graduado em Odontologia pela UFMA); Especialista em Micropolítica de Gestão e Trabalho em Saúde pela (UFF); em Gestão de Saúde pela (UFMA); Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão; Membro Titular da CIB
Eduardo Hage Carmo - Fundação Oswaldo Cruz - DF

Eduardo Hage Carmo

Médico sanitarista, Mestre e Doutor em Saúde Pública. Atualmente é pesquisador e professor da pós graduação da Fiocruz/Brasilia e consultor ad hoc da Organização Mundial da Saude. Foi membro do Comitê de Revisão do Regulamento Sanitário Internacional da OMS (2010-2011)
Eliana Costa - UNED/GTVISA - BA

Eliana Costa

Pós doutorado em Saúde Pública. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia.
Elizeu Diniz - Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS/SES-SP) - SP

Elizeu Diniz

Elizeu Diniz, arquiteto com especialização em Vigilância Sanitária, meu cargo atual é Diretor Técnico de Saúde II, sou diretor substituto do Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, atuo na Vigilância desde 1989.
Erika Santos de Aragão - Ministério da Saúde - DF

Erika Santos de Aragão

Diretora do departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho da Sec. de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde/MS. Graduada e mestre em Economia e doutora em Saúde Pública. Professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA).
Fabiana Petrocelli Bezerra Buss - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - DF

Fabiana Petrocelli Bezerra Buss

Graduada em Odontologia com especializações em Direito Sanitário e Vigilância Sanitária. Servidora da Anvisa desde 2006. Junto aos órgãos locais de Visa, coordena a Harmonização dos ROI, um dos componentes do Projeto Melhoria do Processo de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde.
Fabiano Geraldo Pimenta Júnior - Fiocruz Minas - MG

Fabiano Geraldo Pimenta Júnior

Mestre em Saúde Pública e Especialização em Epidemiologia - Fiocruz, Aperfeiçoamento em Epidemiologia - University of South Florida. Secretário de Vigilância em Saúde 2006 e 2007; Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte 2013 a 2016 e Subsecretário de Vigilância em Saúde de 2017 a07/2023.
Fabiola Sulpino Vieira - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Fabiola Sulpino Vieira

Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Economia da Saúde, Farmacêutica-Bioquímica e Especialista em Gestão Pública. É membro da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Coordenadora de Estudos e Pesquisas em Saúde do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Fernanda Nunes de Matta Carmo - CIEVS/SMS/Guarulhos - SP

Fernanda Nunes de Matta Carmo

Bacharel em enfermagem, Epidemiologista de Campo e especialista na gestão da Clínica no SUS - Experiência em epidemiologia e emergências em saúde pública. Atua como Chefe no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde em Guarulhos/ SP
Fernando Mussa Abujamra Aith - Universidade de São Paulo - SP

Fernando Mussa Abujamra Aith

Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP. Professor visitante da Universidade de Paris. Professor visitante da Universidade de Ottawa.
Filipe Curzio Laguardia - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - MG

Filipe Curzio Laguardia

Graduado em Ciências Biológicas pela UFMG e mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no estado de Minas Gerais, ocupa o cargo de Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária
Gabriela Marques Di Giulio - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - SP

Gabriela Marques Di Giulio

Professora da Universidade de São Paulo (USP). Integra a coordenação do Programa Biota/Fapesp, do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Grupo de pesquisa CIRIS – Governança, Risco e Comunicação. É doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp.
Geraldo Lucchese - GTVISA - DF

Geraldo Lucchese

Farmacêutico Sanitarista. Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz.
Giselle Bianca Tófoli - SES-ESP-MG / GTVISA - MG

Giselle Bianca Tófoli

Farmacêutica (UNIPAC), Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Servidora efetiva da SES/MG, atualmente Coordenadora de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde da Superintendência de Educação e Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
Gisélia Santana Souza - UEFS/ BAHIAFARMA/GTVISA - BA

Gisélia Santana Souza

Farmacêutica Bioquímica. Doutora em Saúde Publica. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Estadual de Feira de Santana, professora aposentada da UFBA; colaboradora do PPGSC do ISC/UFBA e atual diretora de P&D do laboratório público Bahiafarma.
Gonzalo Vecina Neto - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - SP

Gonzalo Vecina Neto

Médico sanitarista professor assistente da FSP/USP e da FGV ex presidente da Anvisa
Graziela Costa Araújo - ANVISA - DF

Graziela Costa Araújo

Farmacêutica Industrial pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Farmácia Clínica e em Vigilância Sanitária. Servidora da Anvisa desde 2006, atualmente é Gerente de Laboratórios de Saúde Pública e já atuou como gestora nas áreas de registro de medicamentos, agrotóxicos e serviços de saúde.
Graziela dos Santos Abreu - Vigilância Sanitária do Município de Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro - RJ

Graziela dos Santos Abreu

Farmacêutica Industrial graduada pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Vigilância Sanitária pela ENSP-Fiocruz. Mestre em Vigilância Sanitária pelo INCQS-FIOCRUZ. Servidora pública do município de Angra dos Reis com 18 anos de experiência na área de vigilância sanitária.
Hortência Salett Muller Tierling - Conselheira do CFF, Representando o Presidente do Conselho Federal de Farmácia - SC

Hortência Salett Muller Tierling

Farmacêutica pela UFRGS, pós-graduada saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, fiscal sanitarista em Chapecó de 1993 à 2021, inspetora ANVISA nos programas de Inspeção na Indústria Farmacêutica/Farmoquímica e Serviços de Hemoterapia, conselheira Federal de SC e coordenadora do GT de Vigilância em Saúde do CFF.
Igor Gutschov Oviedo Garcia - Instituto de Infectologia Emilio Ribas - SP

Igor Gutschov Oviedo Garcia

Médico Infectologista - Instituto de Infectologia Emilio Ribas - São Paulo/SP
Imeide Pinheiro dos Santos - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - BA

Imeide Pinheiro dos Santos

Enfermeira; mestranda em Saúde Ambiente e Trabalho PPGSAT/UFBA;especialista em: Vigilância em Saúde Ambiental/UFRJ/2014;Gestão de Risco de Desastres/FioCruz/RJ/2019; Epidemiologia de Campo pelo MS/2020. Atuou no Programa Vigidesastres/SES/BA.Trabalha na Diretoria de Vigilância em Saúde/SMS/Salvador
Isabelle Sena Gomes - Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Federal da Paraíba - PB

Isabelle Sena Gomes

Graduada em Educação Física e Sociologia. Especialista em Psicomotricidade. Mestra em Educação Física (UPE/UFPB). Doutora em Sociologia (PPGS/UFPB). Interessa-se por estudos na Educação Física, em interface com a Antropologia e Sociologia, transitando entre os problemas do campo e suas potencialidades.
Isleide Carmen Silva Costa - SESAB-BA - BA

Isleide Carmen Silva Costa

Mestre em Saúde Coletiva e Sanitarista pela Residência em Medicina Social pelo ISC/Ufba. Possui graduação em Odontologia pela UFBA (1999). Atualmente é sanitarista da Vigilância Sanitária do Estado da Bahia. Atua na área de fiscalização, planejamento e ensino. Membro do GT VISA ABRASCO desde 2016
Ismênia Valverde de Oliveira Martins - AGEVISA - PB

Ismênia Valverde de Oliveira Martins

Graduando Gestão Publica, Gerente Técnica de Informação, comunicação e Sistema de Vigilância Sanitária AGEVISA-PB
Izadora Rodrigues de Andrade - AGEVISA/RO - RO

Izadora Rodrigues de Andrade

ADVOGADA nas áreas de Direito Civil, Administrativo, Ambiental e Consumidor. Bacharel em GEOGRAFIA. Especialista em AUDITORIA e PERÍCIA AMBIENTAL e em SAÚDE DO TRABALHADOR. Geógrafa na Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia-AGEVISA/RO. É membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RO.
Janaina Angelina Teixeira - Universidade de Brasília - UnB - DF

Janaina Angelina Teixeira

Professora do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da UnB. Pedagoga, Doutora em Educação, mestra em Administração e especialista em EAD. Pesquisa EAD, design de aprendizagem com o uso das tecnologias, engajamento estudantil e avaliação da aprendizagem.
Jandira Maciel da Silva - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Jandira Maciel da Silva

Graduada em Medicina pela UFMG. Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Atualmente é professora associada do DMPS/FM/UFMG. Chefe e Preceptora do Serviço Especial de Saúde do Trabalhador do HC/UFMG. Vice coordenadora do PPG Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência/UFMG.
Jorge Mesquita Huet Machado - FIOCRUZ-DF - DF
José Agenor Álvares da Silva - GTVISA - DF

José Agenor Álvares da Silva

Sanitarista concursado do MS. Supervisor da SESMG Montes Claros. Coordenador do PIASS. Secretário de Planejamento do MS. Secretário Executivo do MS Governos Lula e Dilma. Diretor da ANVISA e Ministro da Saúde . Atual pesquisador e Professor da Fiocruz/Brasília.
José Antônio de Moura - SMS Natal - RN

José Antônio de Moura

Graduação em Química - UFRN, Doutor em Química - UNESP Araraquara. Especialista em Saúde Pública – UFRN/FIOCRUZ. Docente da Universidade Potiguar e Coordenador da Especialização em Vigilância (2010 a 2015). Gestor da Vigilância da Vigilância Sanitária do Natal e Coordenador do GT-VISA Abrasco.
Jória Guerreiro - Presidente do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - PB

Jória Guerreiro

Sanitarista. Doutorado em Saúde Coletiva. Professora aposentada da UFPB.
June Barreiros Freire - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - SP

June Barreiros Freire

Médica sanitarista, especialização e pós graduação em gestão hospitalar, atuando nesta área e no ensino há mais de 20 anos. Atualmente Coordenadora de Gestão do Cuidado da Diretoria de Atenção da EBSERHS
Júlia Souza Vidal - Gerência de Farmacovigilância/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária - DF

Júlia Souza Vidal

Gerente de Farmacovigilância na Anvisa. Farmacêutica, especialização em Vigilância Sanitária e Gestão Administrativa nas Organizações Públicas, mestrado em Saúde Coletiva. Experiência em informação de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde, segurança do paciente e farmacovigilância
Laís Amaral Mais - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) - SP

Laís Amaral Mais

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), mestre e doutora em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Leandro Luiz Viegas - Grupo de Trabalho sobre o Acordo de Pandemias e a Reforma do Regulamento Sanitário Internacional - DF

Leandro Luiz Viegas

Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade e Pesquisador associado à FSP/USP, mestre em Saúde Global e Diplomacia de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ e bacharel em RI pela UnB. Trabalha com cooperação internacional, incluindo a OMS. É Secretário Executivo do GT sobre o Acordo de Pandemias e a Reforma do RSI.
Leonardo Oliveira Leitão - GHBIO/GGMON/ANVISA - DF

Leonardo Oliveira Leitão

Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária - Fiocruz Especialista em Genética e Biologia Molecular - UFMA Mestre em Administração Pública - FGV Gerente de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes - GHBIO/GGMON/Dire5/Anvisa
Lia Giraldo da Silva Augusto - Abrasco GT Saúde e Ambiente - PB

Lia Giraldo da Silva Augusto

Pesquisador titular aposentado da Fiocruz, Professor Adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, área de pesquisa Saúde e Ambiente; Saúde do Trabalhador; Modelagens Complexas; Epidemiologia e Toxicologia
Ligia Giovanella - Fundação Oswaldo Cruz – Escola Nacional de Saúde Pública, Rede de Pesquisa em APS - RJ

Ligia Giovanella

médica sanitarista, doutora em saúde pública pesquisadora sênior da Ensp e Cee Fiocruz, membro da coordenação da rede de pesquisa em APS da Abrasco
Lindinalva Helena Barbosa Teixeira - Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa - AL

Lindinalva Helena Barbosa Teixeira

Adv. Especialista em Dir. Sanitário; Administrativo e em Qualidade e Segurança do Paciente; Consultora da Anvisa-área Dir.Sanitário/PNUD; Autora do Manual para elaboração do Código Sanitário para o SNVS-Março 2022; Prof. de Pós-graduação em Vig.Sanitária; Instrutora Curso de P.A.S.
Lisia Maria Gobbo dos Santos - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - RJ

Lisia Maria Gobbo dos Santos

Farmacêutica pela PUC-RS, mestrado e doutorado em Vigilância Sanitária pela Fiocruz. É pesquisadora do INCQS-Fiocruz, onde é chefe de laboratório de alimentos do departamento de química e do setor de elementos inorgânicos. Tem experiência na área de alimentos, nanotecnologia e espectrometria.
Luana Silva Rodrigues de Araujo - Hospital Israelita Albert Einstein - SP
Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza - ISC/UFBA e Federação Mundial das Associações de Saúde Pública - BA

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza

Doutor em Saúde Pública - Université de Montreal (2002). Professor associado da Universidade Federal da Bahia, sendo atualmente diretor do Instituto de Saúde Coletiva. Presidente da World Federation of Public Health Associations.
Luiz Antônio Dias Quitério - VISA/SES-SP - SP

Luiz Antônio Dias Quitério

Agrônomo, especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Vigilância Sanitária. Mestre em Saúde Pública e Engenharia Ambiental (FSP/USP). Membro do GTVISA/Abrasco, servidor do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, lotado na Regional da Baixada Santista.
Magda Machado de Miranda Costa - Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - DF

Magda Machado de Miranda Costa

Mestre em gestão da qualidade em serviços de saúde, especialista em regulação e vigilância sanitária e gerente da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Maíra Mara Ferreira Menezes - Secretaria de Estado de Saúde - MG

Maíra Mara Ferreira Menezes

Arquiteta e Urbanista na Secretaria Estadual de Saúde/MG no núcleo de vigilância sanitária executando análises de projetos arquitetônicos. Professora na Pós-Graduação e curso de extensão IBEC. Especialista em Projetos e Arquitetura de Hospitais Clínicas e Laboratórios.
Manoel Silva Neto - DF
Marcio Henrique de Oliveira Garcia - Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde - DF

Marcio Henrique de Oliveira Garcia

Médico Veterinário e Epidemiologista. Atualmente é Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DEMSP/SVSA/MS).Possui 20 anos de experiência em Saúde Pública.
Marcus Vinicus Teixeira Navarro - Instituto Federal da Bahia - BA

Marcus Vinicus Teixeira Navarro

Doutor em Saúde Pública pelo ISC/UFBA, possui Mestrado e Graduação em Física pela UFBA. Professor Titular do Instituto Federal da Bahia - IFBA, onde Coordena os Laboratórios LABPROSAUD e LAFIR. Atua nas áreas de gerenciamento de benefícios e riscos à saúde e física radiológica.
Margareth Crisostomo Portela - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde - RJ

Margareth Crisostomo Portela

Engenheira eletricista, mestra em engenharia biomédica, Ph.D. em Health Policy and Administration e pós-doutorado na Medical University of South Carolina, EUA. Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz, onde é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.
Maria Cecilia Martins Brito - conselho nacional de secretários de saúde- CONASS - GO

Maria Cecilia Martins Brito

Assessora Técnica do CONASS para Vigilância Sanitária e Laboratórios de Saúde Pública. Na SESGO 4 mandatos como Superintendente. Diretora da ANVISA Farmacêutica pela UFGO, Especialização em Saúde Pública–UNAERP; e Segurança do Paciente-IEP, Autora do livro Vigilância Sanitária para Gestores/CONASS
Maria Dalva Amim Dos Santos - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da São Paulo – COSEMSSP - SP

Maria Dalva Amim Dos Santos

Cirurgiã dentista; especialista em implantodontia com atualização em reabilitação oro facial; sanitarista; pós graduada em administração hospitalar em em gestão da clínica. Secretária Municipal de Saúde por 24 anos, Diretora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de SP; apoiadora do COSEMS.
Maria de Lourdes de Oliveira Moura - Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - RJ
Maria do Carmo Leão Coelho - SMS Manaus - AM

Maria do Carmo Leão Coelho

Advogada, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Na Semsa, desde 1992, por meio de concurso. Por 3 anos respondi pela Assessoria Jurídica. Diretora e assessora, de 2017 a 2023. Conselheira, desde 2018, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Visionária, valorizando pessoas
Maria Helena Machado - Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Osvaldo Cruz - RJ

Maria Helena Machado

Socióloga, pesquisadora titular da Fiocruz. Coordenadora geral das pesquisas sobre as condições de trabalho e saúde mental dos profissionais de saúde trabalhadores invisíveis da saúde e trabalhadores da saúde indígena e quilombola no Brasil .
Maria Izabel Ferreira Sarmento - SES-PB - PB

Maria Izabel Ferreira Sarmento

Especialista em Saúde Pública pela FACISA, Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Especialista em Vigilância em Saúde pelo Sírio Libanês.
Maria Juliana Moura Correa - Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. - DF
Maria Tereza Fonseca Dias - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Maria Tereza Fonseca Dias

Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Professora Associada do Departamento de Direito Público da UFMG. Visiting Scholar King‘s College Londres. Advogada
Mariluce Karla Bomfim de Souza - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - BA
Marismary Horsth De Seta - ENSP-FIOCRUZ/GTVISA - RJ

Marismary Horsth De Seta

Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz. Doutorado em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social da UERJ. Atua no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Docente Permanente do Programa de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Membro do GT VISA da Abrasco
Mauricio Lima Barreto - Fundação Oswaldo Cruz - BA
Meiruze Sousa Freitas - Agência Nacional Vigilância Sanitária - DF

Meiruze Sousa Freitas

Servidora de carreira, especialista em regulação da Anvisa, formada em farmácia e habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Tecnologia Farmacêutica. Atualmente Diretora da Segunda Diretoria, Diretora Presidente Substituta,
Michele Feitoza Silva - FIOCRUZ /GTVISA - PE

Michele Feitoza Silva

Farmacêutica Industrial, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Vigilância sanitária e Regulação Sanitária. Pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pe Docente dos Programas de Saúde Coletiva (IAM) e Vigilância Sanitária (INCQS).
Michele Neves Meneses - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Movimento Popular de Saúde - MOPS e ANEPS RS - RS

Michele Neves Meneses

Educadora Popular. Enfermeira. Mestra em Ensino na Saúde - UFRGS. Doutoranda PPGENF-UFRGS. Integrante do Movimento Popular de Saúde (MOPS), da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde - ANEPS e do Movimento Internacional pela Saúde dos Povos - MSP.
Michelle Cecília dos Reis Oliveira - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - DF

Michelle Cecília dos Reis Oliveira

Fisioterapeuta com especialização em Saúde da Mulher pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte e em Políticas Públicas pelo IBMEC. Cursa o MBA em Psicologia Organizacional pelo IPOG e é servidora da Anvisa, onde atualmente responde como coordenadora de saúde e qualidade de vida.
Milton Cosme Ribeiro - SES/MG - MG

Milton Cosme Ribeiro

Graduado em Nutrição pela UFVJM; Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela ESP/MG; Ms. em Ciência dos Alimentos pela UFLA e; Dr. em Ciência de Alimentos pela UFMG. É referência técnica na área de Vigilância Sanitária de Alimentos na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Nelson da Cruz Gouveia - Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - SP

Nelson da Cruz Gouveia

formou-se em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, tem mestrado em Epidemiologia e doutorado em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine da Universidade de Londres. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP
Patricia Serpa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - DF

Patricia Serpa

Patricia Serpa é coordenadora do SGQ da Anvisa, atuando há mais de 18 anos na Agência nas áreas de inspeção e qualidade. Foi coordenadora da qualidade da inspeção quando da aprovação no PIC/S. Atualmente é responsável pela implantação do SGQ e preparação para a avaliação da Anvisa pela OMS.
Patricia Sodré - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - BA

Patricia Sodré

Doutora em Saúde Pública (ISC-UFBA). Professora Adjunta do Dep. de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva DCV-UNEB. Pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do ISC-UFBA.
Patrícia Melo Assunção - Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba /AGEVISA PB - PB

Patrícia Melo Assunção

Nutricionista, Graduada pela UFPB, com Especialização em Gestão de Política de Alimentação e Nutrição, FIOCRUZ Brasília/Ministério da Saúde, atua na Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba, como Gerente Técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para Consumo Humano e Toxicologia.
Paula Losada - Prefeitura Municipal de Cubatão - SP

Paula Losada

Advogada, especialista em políticas publicas pela Fundação Escola de Governo e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília. É Procuradora do Município de Cubatão, em São Paulo, desde 2000. Foi assessora para assuntos jurídicos e federativos na Presidencia da Republica entre 2003 a 2016.
Paulo Sérgio Dourado Arrais - Universidade Federal do Ceará (UFC) - CE

Paulo Sérgio Dourado Arrais

Professor titular do Departamento de Farmácia da UFC; mestre em Farmacoepidemiologia pela UAB-Barcelona, Espanha; Doutor em Saúde Pública pela UFBA. Membro do GT-VISA/Abrasco.
Pedro Ivo Sebba Ramalho - Ministério da Saúde - DF

Pedro Ivo Sebba Ramalho

É doutor e pós-doutor em Ciências Sociais.. É membro, desde 2005, da carreira de Especialista em Regulação da Anvisa. Atualmente, é Diretor do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.
Pedro José Santos Carneiro Cruz - UFPB - PB

Pedro José Santos Carneiro Cruz

Professor do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Educação Popular) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPB. Membro do Conselho da ABRASCO e do GT de Educação Popular em Saúde.
Raíza Tourinho - Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) - BA

Raíza Tourinho

Jornalista, mestre em Informação, Comunicação e Saúde (Fiocruz, 2016) e doutoranda pela Ufba (Póscom). Desde 2016, é líder da comunicação do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz) e integra a Coordenação Executiva da Rede CoVida – Ciência, informação e Solidariedade.
Rilke Públio - Fenafar - MG

Rilke Públio

Farmacêutico-Bioquímico (UFOP) Esp. em Saúde Pública (ESP-MG) Mestre em Enfermagem e Saúde (UFMG), Mestre em Ciências Sociais – Fac. Lat.-Americana de Ciências Sociais - FLACSO-Brasil Superintendente Est. de Vig. Sanitária (2014-2018), Dir. da Fed. Nac. dos Farmacêuticos (Fenafar)
Roberta Mendes Abreu Silva - Ministério da Saúde - DF

Roberta Mendes Abreu Silva

Farmacêutica, mestre em Saúde Coletiva com área de concentração em Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT).Consultora técnica da Coordenação Geral de Farmacovigilância do Programa Nacional de Imunizações, Ministério da Saúde.
Roberto Veras - PB

Roberto Veras

Roberto Véras de Oliveira é doutor em Sociologia pela USP . Realizou estágio pós-doutoral entre 2015 e 2016 no UCLA Institute for Research on Labor and Employment (Califórnia - EUA). É Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado e Doutorado). É, ainda, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (Mestrado e Doutorado). Atualmente é Bolsista de Produtividade 1D do CNPq e membro do Comitê de Assessoramento de Ciências Sociais - CA/CS do CNPq (2020-2023)
Rosana Teresa Onocko Campos - Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - SP

Rosana Teresa Onocko Campos

Médica, psicanalista. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM Unicamp. Atualmente presidenta da ABRASCO
Rosangela Vianna - Comunidade Quilombola Kaonge - BA

Rosangela Vianna

Professor, estudante, mãe, apicultura membro do Núcleo de Mulheres Quilombolas Marias Felipas, do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape, do Núcleo de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas do Território do Recôncavo, e do Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade.
Rosângela Maria Souza Diniz - Vigilância sanitária do município de Angra dos Reis- RJ / Instituto Nacional Controle de Qualidade em Saúde. INCQS/FIOCRUZ - RJ

Rosângela Maria Souza Diniz

Farmacêutica com 13 anos de experiência em Vigilância Sanitária, com especialização na área de Vigilância Sanitária; Mestre em Vigilância Sanitária/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)/FIOCRUZ/RJ; Doutoranda em Vigilância Sanitária/INCQS/FIOCRUZ/RJ.
Ruth Gomes de Figueiredo Gadelha - Gestora de saneamento ambiental - PB

Ruth Gomes de Figueiredo Gadelha

Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, possui experiência acadêmica e na gestão de vigilância em saúde e socioassistencial, acompanhando experiência em trabalhos com população de rua e indígenas.
Samara Carolina Rodrigues - Ministério da Saúde - DF

Samara Carolina Rodrigues

Fisioterapeuta, especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade residência multiprofissional; Egressa da 17ª Coorte do EpiSUS Avançado. Atualmente, consultora técnica no EpiSUS Avançado (Departamento de Emergências em Saúde Pública/ Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente).
Sara Maria Baptista Reis - Secretaria Nacional de Políticas Penais - DF

Sara Maria Baptista Reis

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília. É servidora da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) ocupando o cargo de Coordenadora Nacional de Saúde da Diretoria de Políticas Penitenciárias.
Sergio Albuquerque - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - DF

Sergio Albuquerque

Economista, pós-graduado em Análise de Sistemas pela FUNCEF e em Engenharia de Software pela UCB, Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela UCB e Doutor em Ciência da Informação pela UNB. Consultor na área de Ciência da Informação para organizações internacionais atuantes no Brasil.
Sheila Barros Matsuoka - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos / Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz - RJ

Sheila Barros Matsuoka

Graduada em Farmácia pela UnB (2005). Especialista em Vigilância Sanitária pela Católica de Goiás (2010). Mestre em tecnologia em imunobiológicos pela Fiocruz (2019). Doutoranda pela UFRJ. Servidora Pública Federal desde 2012, lotada em Bio-Manguinhos, atuando como gerente de assuntos regulatórios.
Silvana do Couto Jacob - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - RJ

Silvana do Couto Jacob

Vice Diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz Atua principalmente nos seguintes temas: contaminantes, poluentes e resíduos em ambiente e alimentos, controle de qualidade de produtos, espectrometria atômica e de massas, metrologia química e avaliação de riscos.
Simone Alves dos Santos - Secretaria de Estado da Saúde São Paulo - SP

Simone Alves dos Santos

Fonoaudióloga, Diretora Técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador/ Cerest Estadual do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, doutora em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, membro do GT Saúde do Trabalhador/Abrasco.
Sonia Corina Hess - Universidade Federal de Santa Catarina – professora aposentada - SC

Sonia Corina Hess

Graduação em Engenharia Química, mestrado em Química e doutorado em Química, Universidade Federal de Santa Catarina. Três pós-doutorados em Química (UNICAMP, Universitá Cattolica del Sacro Cuore e UFSC). Professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos.
Stela Candioto Melchior - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - SP

Stela Candioto Melchior

Farmacêutica, mestre em Saúde Coletiva, especialista em Vigilância Sanitária, doutora em Saúde Pública. Atuou em farmácia de dispensação e na Comissão de Assistência Farmacêutica, em Londrina/PR. Trabalha na Anvisa, atua com vigilância pós-comercialização de dispositivos médicos (tecnovigilância)
Suzie Marie Gomes - Universidade Federal da Bahia - DF

Suzie Marie Gomes

Farmacêutica. Graduada pela UFMG, Especialista em Saúde Pública (UFMG) e Regulação (Fiocruz). Pós-graduanda UFBA. Foi chefe de gabinete da SVS/MS, Coordenadora do Centro de Gerenciamento de Emergência e Gerente Geral de Monitoramento de Produtos (Anvisa)
Tatiana de Almeida Jube - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - DF

Tatiana de Almeida Jube

Farmacêutica graduada pela UnB, com especializações em Vigilância Sanitária e Tecnologia Farmacêutica e mestrado em Políticas Públicas de Saúde. É servidora da Anvisa desde 2007 e atua no Projeto Regulatório Requisitos Sanitários para os Serviços de Acolhimento a Idosos.
Thiago Franco de Oliveira Carneiro - Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba - PB

Thiago Franco de Oliveira Carneiro

Farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba Especialista em Microbiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Microbiologia Farmacêutico Especialista em Oncologia pela SOBRAFO Gerente de Biologia Molecular do LACEN-PB
Tiago Lanius Rauber - ANVISA - DF

Tiago Lanius Rauber

Farmacêutico Industrial, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Coordenador de Padrões e Regulação de Alimentos da Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa.
Tilson Mota - SUVISA/SESAB - BA

Tilson Mota

Enfermeiro Sanitarista, Doutor em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Coordenador do NUGTES da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB.
Vera Lucia Edais Pepe - ENSP/FIOCRUZ/GTVISA - RJ

Vera Lucia Edais Pepe

Médica, Pós-doutorado Medicina Preventiva/USP. Pesquisadora titular Depto de Administração e Planejamento em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública /Fiocruz. Foi coordenadora da área de Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde do Programa Saúde Pública da ENSP/Fiocruz
Victor Grabois - Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) - RJ
Vívian Lopes Miele - AGEVISA - PB

Vívian Lopes Miele

Diretora Técnica de Ciência, Tecnologias Médicas e Correlatos, Membro Consultor do Núcleo de Segurança do Paciente e Membro da Comissão do Sistema de Gestão da Qualidade na Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (AGEVISA PB); Enfermeira Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB.
Volnei Garrafa - Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Bioética - DF

Volnei Garrafa

* Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) * Doutor em Ciências (UNESP) com Estágio Pós-Doutoral em Bioética (Universidade de Roma) * Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB
Wanderson Kleber de Oliveira - Hospital das Forças Armadas - DF

Wanderson Kleber de Oliveira

Doutor em epidemiologia, especialista em epidemiologia, gestão e geoprocessamento. Ex-Secretário de Vigilância em Saúde do MS e Ex-Secretário de Saúde do STF. É Epidemiologista no HFA, docente de medicina na Uniceplac. Possui 25 anos de experiência em gestão pública municipal, estadual e federal.
Wilson Couto Borges - ICICT/Fiocruz - RJ

Wilson Couto Borges

Doutor em Comunicação, mestre em Ciência Política (UFF). Pesquisador titular em Saúde Pública (Laces) e docente (PPGICS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Co-coordenador do grupo de pesquisa do CNPq (Nechs/Fiocruz). Tem experiência no estudo das relações entre comunicação, política e saúde.
Yara Oyram Ramos Lima - ISC-UFBA/ GTVISA - BA

Yara Oyram Ramos Lima

Graduada em Direito, Doutora em Saúde Pública e Docente do ISC/UFBA. Secretária Executiva do OAPS e participante do eixo sobre Políticas de Medicamentos, Sangue, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária.
Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro - Vigilância Sanitária Municipal de Belo Horizonte (VISA/BH) - MG

Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro

Graduada em história pela UNI-BH. Especialista em VISA e VE pela UNAERP-SP. Certificação em Planejamento e Gerenciamento em VISA pela UFMG e Fundação Dom Cabral. Atuou como gerente da VISA e atualmente exerce o cargo de Diretora de Vigilância Sanitária do Município de Belo Horizonte.


Realização:




Apoio: